Joias com mais consciência:
NAÏVE: da ausência de julgamento, do que é natural, inocente. De se deixar maravilhar pelo dia-a-dia, pela natureza, pela experimentação de novos e surpreendentes caminhos: é aí que nasce a nova marca de joias da dupla Taisa Hirsch e Alexandre Lazzini, com foco em responsabilidade ambiental e social. O casal, veterano em criação de joias – Taísa fundou a Aron&Hirsch, atuando como diretora criativa da marca ao longo de 10 anos, e Alexandre, também há 10 anos, é diretor criativo da marca que fundou, a Liberty Art Brothers – há tempos sentia falta de trazer mais sustentabilidade na joalheria.
Uma sustentabilidade holística: que focasse não só em aspectos ambientais, mas sociais e econômicos também.
Ao refletir sobre os valores pessoais – como consumir com mais responsabilidade, como reduzir a produção de lixo, por exemplo – o casal decidiu também alinhar os valores profissionais, criando uma nova marca que celebra joalheria com bossa e evita um impacto negativo no meio ambiente.
Na NAÏVE, não se usa ouro de primeira extração – afinal, o ouro já extraído existente hoje é suficiente para suprir a demanda da industria joalheira por décadas. Em vez de promover a exploração de um bem não-renovável, a marca usa apenas ouro reciclado, proveniente do descarte de equipamento eletrônico e de reuso de joias, passando por um processo de purificação para formar as joias da Naïve.
Assim, evita-se o desmatamento, poluição, contaminação, possível exploração de áreas indígenas e trabalho escravo – para enumerar alguns dos impactos negativos ambientais e sociais que provém da mineração do ouro.
A preocupação da marca com o impacto das joias também se extende às pedras: três fornecedores brasileiros foram escolhidos a dedo pelas práticas de extração responsável que incluem reflorestamento, tratamento de água, reciclagem e controle de resíduos, e apoio às comunidades em torno das minas, fornecendo condições de trabalho formalizadas e seguras.
As joias terão pedras brasileiras: esmeralda, turmalinas coloridas e turmalina Paraíba – e diamantes cultivados em laboratório. Taisa, formanda em design de joias e gemologia pelo Gemological Institute Of America (GIA – Instituto Gemológico da América, em português), expandiu ainda mais seu expertise com um seminário específico sobre lab grown diamonds no prestigiado instituto.
A visão da NAÏVE
Com inspiração na art naïve, que rejeita conceitos formais para dar mais espaço a criação espontânea e instintiva, as joias da NAÏVE são versáteis, delicadas e customizáveis.
São peças para todos os gêneros e para todos os momentos, para expressar a criatividade sem julgamento, com emoção e ingenuidade pelo ato de criar. Além de escolher fornecedores e materiais com foco em responsabilidade ambiental e social, a marca também terá um programa de compensação de carbono, promoverá parte do lucros para reflorestamento e começa um suporte educacional de treinamento de ourivesaria para jovens de baixa renda, facilitando a entrada no mercado de trabalho.
Design, afinal, não precisa ser mais um commodity.
Com a NAÏVE, Taisa e Alexandre querem traçar novos caminhos na joalheria brasileira, e provar que é possível melhorar o legado que deixamos para as gerações futuras, acreditanto – e criando – um mundo melhor (e mais belo).